TV também é cultura!














Olá, telespectados de plantão!

Semana passada uma colega me disse que não gostava de televisão, porque não tinha nada que prestasse na programação, que era só sexo, violência e uma má influência para as crianças. Ainda acrescentou que estes programas insistem em convencer que “o que é errado é legal”. Disse ainda que não há nada de cultural e educativo na TV.

Opa! Aí a conversa foi tomando outro rumo. Perguntei a ela se ela não pegava alguma TV educativa em casa, como: TVE, Canal Futura, Escola e outros programas do gênero que são exibidos nas TVs abertas também. Ela me disse que sim, mas que achava tudo chato. Dei muitas risadas na hora. Falei que ela tinha uma ótima arma na mão: o controle remoto. E que, apesar de termos muita coisa ruim sendo veiculada, há muita coisa boa na TV.

A TV não impõe que você assista a sua programação. Respeitemos quem não queira assisti-la em hipótese alguma, mas também não a culpemos, não é mesmo? Afinal, cada um assiste o que quer e falar que não há uma opção cultural e educativa para aqueles que só veem tudo como uma lata de lixo quadrada no meio da sala, não dá pra classificá-la assim.

Mas como toda conversa tem um aprendizado e ninguém é dono da verdade, obviamente que fiquei com uma frase na cabeça: “ela me disse que a programação educativa é chata”. Isso foi uma sentença que me perturbou muito esses dias, porque passei a lembrar que muita gente já havia me falado isso, mas não prestei tanta atenção como agora.

Será que as pessoas só não conhecem a programação cultural exibida na TV ou conhecem, mas não conseguem ficar no canal porque acham um saco? Percebi que temos programas ainda nada criativos e atraentes, talvez pela linguagem rebuscada demais ou seletivo demais para um público alvo. Acredito que a conquista para atrair melhor esse público seja a inovação nos formatos e o lançamento de novos programas, pois tem muitos programas que são repetitivos, porém, se vasculharmos, encontraremos muita coisa boa: Observatório da Imprensa; Globo Ciência; Globo Ecologia; TVE Debate; Vitrine; Castelo Ratimbum; De frente com Gabi; Metrópolis; Roda Viva; Cocoricó; dentre outros. 

Estes que citei estão todos na TV aberta, mas se você vasculhar encontrará muito mais. A TV faz sua programação, mas quem escolhe assisti-la e o que assistir: somos nós. O poder está na mão do telespectado e a TV não tem comando sobre seu gosto pessoal. Mas fica uma questão pairando no ar e que provavelmente virará enquete deste blog que vos fala: você acha chata a programação cultural e educativa exibidas na TV?

Abraços e até a próxima! 

0 comentário " TV também é cultura! "

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários