O comando é das crianças



Olá, telespectados de plantão!

É semana da criança, eu passei o feriado em casa, praticamente deitado no sofá e tentando recuperar o sono acumulado pelas horas de trabalho semanais. Enfim, não vou usar o blog como o muro das lamentações. Não mesmo! Só não queria passar essa semana sem tratar do universo infantil no mundo televisivo. E como já havia tratado no texto anterior sobre a integração da internet com a TV e tantos benefícios e modificações de comportamento dos telespectadores de hoje, quem mais se enquadra nesse novo perfil são elas: as crianças.

Hoje, mais do que nunca, as crianças dominam a tecnologia com uma facilidade incrível, e se você duvidar, elas são capazes de dar uma verdadeira aula: baixam jogos complexos e jogam on line; descobrem tutoriais e dominam com extrema facilidade; se familiarizam com o inglês e não se perdem, mesmo em sites internacionais; e ainda assistem seus desenhos favoritos na hora que bem entendem, e quando o fazem, acompanham temporadas inteiras numa só vez, seja baixando, seja vendo on line.

E vocês devem estar se perguntando: e a TV? Bem, foi deitado no sofá, numa preguiça que me foi concedida como direito de quem trabalha muito, mas que descobre no ócio a vontade de escrever sobre esse universo que me fascina e com o qual resolvi estudar, que percebi na programação infantil a ausência, ou ainda, a redução dos apresentadores habituais. Estes, quando aparecem, somente anunciam os desenhos. Ou quando tem um tempo maior com brincadeiras, cenários coloridos e platéia, como os antigos que conhecemos, é direcionado para crianças menores - até os cinco anos.



Obviamente que não vamos retroceder vendo Xuxa descer da nave e passar quase cinco horas diárias com brincadeiras, convidados, sorteios e os desenhos de sobremesa, nem tão pouco outra leva de loiras como Angélica, Eliana e Mara Maravilha (essa não ficou loira, mas seguiu a fórmula da Xuxa como tantas outras). Bem, isso fez parte da minha infância e o mundo da internet não era disseminado nos lares como hoje. Qual o futuro do programa infantil, diante de crianças que dominam a net? Tenha certeza que apresentadoras, como as já citadas, não seguram mais essa galerinha antenada e exigente. Elas dominam a rede e moldam a programação à sua maneira.

Eu fiz alguma pesquisa de campo? Não foi preciso, amigos telespectados! Tenho sobrinhos e vejo que quando eles assistem seus desenhos e séries favoritos é no PC, ou baixam tudo de uma vez, colocam no pendrive via USB, tanto no DVD, quanto na TV, e passam horas vendo só aquilo que escolheram assistir. E olha que muitos deles possuem TV a cabo. Claro que a tecnologia não é acesso de todas ainda, mas se compararmos o passar de alguns anos, o número de pessoas que possuem internet em casa e a queda constante no preço de aparelhos eletrônicos cresceram muito e esse universo está cada vez mais popular. Como a programação infantil na TV vai se adequar ainda não sabemos, mas que a integração definitiva da TV com a internet provocará grandes mudanças se moldando a essa galerinha telespectada e pra lá de esperta, isso com certeza vai!

Esse post dedico a todas as crianças, principalmente aos meus sobrinhos TVNÉTicos!
Abraços e até a próxima!

0 comentário " O comando é das crianças "

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários