E agora, Fátima?

Nessas duas semanas não se falou em outra coisa a não ser na saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional e seu novo programa matinal – que estreará provavelmente em abril de 2012. Logo quando a notícia se espalhou muitas especulações foram feitas a respeito das alterações na programação por conta da novidade. Disseram que o Bem Estar rodaria, que o Mais Você se tornaria um quadro no teleproduto de Fátima, que Ana Maria teria novo programa aos sábados... Enfim, o fato é que a Globo fez um pronunciamento explicando que o programa a ser remanejado é a TV Globinho. Uma decisão acertada que, porém, revela uma crise: a dificuldade atual da emissora em se comunicar com o público infantil.

Se é negócio produzir pra criança, eu não sei. Mas desde muito tempo parte das manhãs do Plin Plin era destinada pra ela. Parte essa, no entanto, que só diminuiu com os anos. A TV Globinho é um remanescente que vem sofrendo frequentes alterações, mas sem alcançar o êxito esperado. Cada vez mais apático, o programa transfere progressivamente a responsabilidade da audiência para os desenhos, que pelo visto não agradam tanto. Competir com a internet, os canais a cabo especializados e as concorrentes do mesmo espectro magnético tornou-se tarefa árdua demais e, por isso, talvez tenha sido mais interessante produzir as manhãs da Globo apenas para as mulheres.

Nenhuma informação a respeito do conteúdo do programa foi dado. Mas o teleproduto de Fátima, pelo horário e perfil da apresentadora, também terá público feminino e daí vem uma dúvida: como evitar possíveis redundâncias com seus vizinhos. Será preciso fechar bastante o leque de conteúdo dos três programas, ou estes cairão no risco tosco de arrotar novidades a partir do mesmo prato. Quem perde com isso é o telespectado, é claro!

Porém se existirem repetições, acho que não será por muito tempo também. Afinal a disputa por espaço está, sim, declarada! Se o programa de Fátima der boa audiência, tenderá a ganhar mais blocos e em algum momento o Bem Estar ou o Mais Você terá de sair. O horário da manhã é apertado e com tantos programas para o mesmo público específico é natural que o teleproduto de melhor resultado ganhe mais espaço e, assim, reduza-se os impactos do custo fixo por bloco.

Agora é aguardar!

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