Só Alegria


"Tentei me controlar só que aquilo me tomava, então deixei rolar quando percebi.. Eeuuuu tô na Band!”. E no embalo da canção tema do Band Folia, composta por Xanddy, do Harmonia do Samba, lá estava eu, acompanhando todo o carnaval. “Em Salvador?” Não, em São Paulo mesmo. “Ah, então tava lá nos sambódromos vendo o desfile?” Também não. Vi tudo pelos monitores, dentro do switcher de TV da sede da Band. 

Apesar de uma compreensível dose de frustração por não ter ido trabalhar na produção em Salvador, a experiência foi assaz válida. Como pode-se ver na foto, fiquei em um lugar até privilegiado. Podia ver todos os carnavais ao mesmo tempo! Ao vivo! É pra poucos. (rs)

Foi de fato interessante. Era exatamente ali do switcher onde eu estava que saíam todos os comandos para as bases da Band montadas nas cidades de Salvador, Recife e nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo, portanto pude ver como tudo acontecia.
 
O diretor geral no switcher podia se comunicar com todos apresentadores em cada cidade, através do ponto. Ele determinava qual cidade tinha sua transmissão no ar. Os tempos de transmissão das cidades haviam de ser iguais, portanto era tudo cronometrado (mesmo!). Sempre tinha alguém com dois cronômetros digitais dando conta do cálculo. Então avisava-se para o apresentador: “OK, finaliza e chama Recife!”. E me fazia abrir um sorriso de canto de rosto ouvi o diretor dizendo isso e, após uns 10 segundos, ver na tela o apresentador fazendo isso ao vivo.

Dali também saíam os comandos de “pagar selo”, aquela breve animação com a marca do patrocinador que aparece por alguns segundos. Digamos que será a vez da UOL, durante trasmissão de Salvador. O diretor do programa avisa que irão pagar o selo. O diretor de TV, então, fala para um dos câmeras, com posição favorável, em Salvador, mostrar um plano mais aberto, sem apresentadores nem pessoas em destaque. Assim feito, o diretor do programa ordena: “roda selo!”, e o gerador de GC executa. E assim o sorriso de canto de boca volta em meu rosto. Como num passe de mágica o tal do selo aparece na TV.
Aos 0:32, selo super prêmio / aos 1:45, selo notícias eBand

A minha função, no entanto, não era das mais divertidas. É informalmente chamada de “fazer ECAD”, e dizer isso suscita imediatamente algo como: “Noooossa, velho..”, “Sério? Boa sorte viu”. Ninguém aprecia fazer isso, e essa era minha vez. Mas como iniciante em TV e fazendo meu primeiro carnaval, era como na assinatura do Band Folia: Só Alegria! Pelo menos no começo, porque cansa. Eu dividia a tarefa com meu amigo que entrou comigo como trainee, o JP. No entanto, ele entrava às 15h e saía por volta das 18h, que era o tempo de transmissão durante a tarde. Já eu tinha uma rotina de 19h às 3h30 da manhã do dia seguinte.

ECAD é sigla para Ecritório Central de Arrecadação e Distribuição de direitos autorais, aquele que trata de controlar onde e quantas vezes a música de alguém tocou em algum veículo e que esse alguém receba por i$$o. Questões sobre a credibilidade ou não dele não estão em questão por aqui. Sei que nos programas de TV há sempre uma pessoa para relatar as canções usadas em cada exibição. Não é diferente no Band Folia. Se você pensa que eu tive que ficar anotando TODAS as canções tocadas e quem a cantou, pesquisando o nome original e os compositores de cada uma, acertou. Eu disse antes que não era uma função apreciável.

Um elemento que facilitou meu trabalho foi já conhecer considerável quantidade das músicas do carnaval, até porque expressiva parte delas é bastante recorrente. Quando não a identificava de primeira, ia cantando na cabeça até chegar em um trecho mais marcante, e pesquisava o nome dela na internet, no notebook disponiblizado para o trabalho. O mais complicado era encontrar o(s) compositor(es). Os sites Vagalume e Letras Terra foram meus parceiros na empreitada, apesar de muitas vezes não terem a informação ou divulgarem nomes diferentes. A parte dos compositores me tomou mais três semanas e, em alguns casos, cheguei a ter que ligar para a assessoria de imprensa dos artistas para perguntar, sendo que às vezes até os assessores tinham que perguntar para alguém. Mas tudo bem, finalizei. A lista chegou a mais de 600 canções registradas.

Além de tudo, o sábado de Carnaval caiu em uma data muito importante e inesquecível: o meu aniversário. Foi mesmo inesquecível para os colegas, pois eu fazia como a TeleSena, anunciava de hora em hora, durante toda a semana que o antecedia. Mesmo assim, tive até direito à Parabéns e um bolo surpresa. 

0 comentário " Só Alegria "

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários