Olá, Telespectados!
Ainda lembro nos anos 90 quando a MTV mostrava sua programação segmentada para TV aberta em terras tupiniquins. O videoclipe como carro chefe percorria quase toda a programação. Hoje, aos 21 anos de idade, alcançou a maioridade absoluta, porém sem o mesmo brilho e consistência de sua bela infância. Lembro-me de programas que não perdia. Mas não vou citar todos, porque não daria para terminar este post hoje:
Barraco MTV – comandado por Soninha, abordava os mais diversos assuntos, numa mesa forrada com um tecido de retalhos e todo o cenário lembrando um barraco popular. As discussões eram conflitantes, pois os convidados eram de diversas áreas e idades diferentes. E esse conflito de opiniões deixava o programa mais atrativo e com aquele gostinho de quero mais do assunto.
Radiola – tinha a simpática Chris Nicklas falando sobre os clipes e o histórico das bandas, cantores e cantoras do universo pop, atendendo pedidos de e-mails e cartas dos fãs mais inusitados, além de convidados especiais.
Disk MTV – esse programa teve diversas apresentadoras, que hoje são conhecidas na programação de outras emissoras, como: Astrid, Sabrina Parlatori e Sarah Oliveira. Dos diversos programas da emissora, esse era o único da grade que não saia do ar. Trazia a parada diária dos clipes mais pedidos, novidades sobre os artistas e convidados do universo musical, tanto brasileiro, quanto internacional. Era o carro chefe da programação, sendo o programa mais assistido e o único que mantinha seu horário fixo na grade (18 horas).
Fica Comigo – uma versão do “ Namoro na TV” do Silvio Santos, mas com uma cara mais adolescente, atendendo assim, a demanda do maior público da emissora. Tinha Fernanda Lima no comando e fez muito sucesso, além disso, polemizou com o primeiro beijo gay na TV brasileira. Depois, outros programas como “Beija Sapo” e o atual “Luv” seguiram a receita e repetiram a dose.
Lado B – era apresentado por Massari e também por Soninha. Um programa que trazia videoclipes de bandas e artistas que circulavam fora do universo pop, sempre com clipes inusitados e criativos, além de comentários e curiosidades sobre os mesmos.
Em 2006 a emissora começou a passar por uma modificação por completo, pois o videoclipe que era a estrela maior da programação, deixava de ser atração. Com a chegada do Youtube, os telespectadores passavam a acessar seus artistas preferidos, tanto em clipes, como em performances ao vivo. E isso ainda ficou mais evidente com o avanço da internet nos lares e também a velocidade crescente da internet possibilitou assistir aos clipes com maior qualidade de imagem, sem ter que carregá-los como em anos anteriores.
Com a saída do Disk MTV muitos telespectadores e fãs da emissora ficaram chateados, porque mesmo com o avanço da internet e a possibilidade de ver os clipes na hora desejada, não invalidava o programa, que trazia informações e sempre teve ótimas apresentadoras. Volta e meia retorna à programação como Top 10, mas sem o mesmo brilho do bom e velho Disk MTV.
Hoje, a MTV passa por uma reestruturação. Coloca a comédia em boa parte da programação. Assim, passamos a conhecer talentos como Marcelo Adnet e Dani Calabresa. Pra você ter uma idéia, são 16 programas de humor em toda grade. Atendendo aos pedidos constantes dos telespectadores, a música voltou com força e sobre esse tema a emissora tem 30 programas para todos os gostos. Os demais são programas que abordam comportamento, esporte, moda e games.
A emissora sempre teve uma característica forte: mudança constante dos programas e também de sua grade de exibição, mas com o passar dos anos isso ficou mais aparente e os programas não duram mais tanto tempo. Assim, a cada ano que passa, nunca vemos a mesma MTV de antes. Muitos ficam perdidos e não se encontram na emissora devido essa mudança constante. Claro que uma TV enrijecida fica chata, mas quando a gente passa a gostar de um programa e não o vemos mais, ficamos na saudade e essa foi a sensação que tive, quando num feriado de chuva torrencial, coloquei na MTV e vi, em sua comemoração de 21 anos, programas inteiros de tempos atrás. E acreditem, assisti a todos como se fossem inéditos de tão bons que eram.
Tomara que a programação continue se atualizando, mas com aquele gostinho da boa e velha MTV Brasil.
Abraços e até a próxima!
Faltou o programa do Mion, Piores Clipes que eu adorava jejejejejeje
ResponderExcluirTeleguiado do Cazé sera muito bom!! Lembro que ele desligava o telefone na cara dos telespectadores q ligavam e dizia: "Na cara, na cara, na cara", e tocava aquela buzina...
ResponderExcluirFaltou falar de muita gente, eu sei. E de muitos programas também. Cine MTV com Marina Person e outros programas que ela fez sempre com simpatia e pra lá de embasada nos diversos assuntos. Era muito bom. Como disse não deu pra falar de todos, mas num próximo post, quem sabe...
ResponderExcluir