"Tentei me controlar só que aquilo me tomava, então deixei rolar quando percebi.. Eeuuuu tô na Band!”. E no embalo da canção tema do Band Folia, composta por Xanddy, do Harmonia do Samba, lá estava eu, acompanhando todo o carnaval. “Em Salvador?” Não, em São Paulo mesmo. “Ah, então tava lá nos sambódromos vendo o desfile?” Também não. Vi tudo pelos monitores, dentro do switcher de TV da sede da Band.
Apesar
de uma compreensível dose de frustração por não ter ido trabalhar na
produção em Salvador, a experiência foi assaz válida. Como pode-se ver
na foto, fiquei em um lugar até privilegiado. Podia ver todos os
carnavais ao mesmo tempo! Ao vivo! É pra poucos. (rs)
Foi
de fato interessante. Era exatamente ali do switcher onde eu
estava que saíam todos os comandos para as bases da Band montadas nas
cidades de Salvador, Recife e nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São
Paulo, portanto pude ver como tudo acontecia.
O
diretor geral no switcher podia se comunicar com todos apresentadores
em cada cidade, através do ponto. Ele determinava qual cidade tinha sua
transmissão no ar. Os tempos de transmissão das cidades haviam de ser
iguais, portanto era tudo cronometrado (mesmo!). Sempre tinha alguém com
dois cronômetros digitais dando conta do cálculo. Então avisava-se para o
apresentador: “OK, finaliza e chama Recife!”. E me fazia abrir um sorriso
de canto de rosto ouvi o diretor dizendo isso e, após uns 10 segundos, ver na
tela o apresentador fazendo isso ao vivo.
Dali
também saíam os comandos de “pagar selo”, aquela breve animação com a
marca do patrocinador que aparece por alguns segundos. Digamos que será a
vez da UOL, durante trasmissão de Salvador. O diretor do programa avisa
que irão pagar o selo. O diretor de TV, então, fala para um dos
câmeras, com posição favorável, em Salvador, mostrar um plano mais
aberto, sem apresentadores nem pessoas em destaque. Assim feito, o
diretor do programa ordena: “roda selo!”, e o gerador de GC executa. E assim o sorriso de canto de boca volta em meu rosto. Como num passe de mágica o tal do selo aparece na TV.
Aos 0:32, selo super prêmio / aos 1:45, selo notícias eBand
A
minha função, no entanto, não era das mais divertidas. É informalmente
chamada de “fazer ECAD”, e dizer isso suscita imediatamente algo como:
“Noooossa, velho..”, “Sério? Boa sorte viu”. Ninguém aprecia fazer isso,
e essa era minha vez. Mas como iniciante em TV e fazendo meu primeiro
carnaval, era como na assinatura do Band Folia: Só Alegria! Pelo menos
no começo, porque cansa. Eu dividia a tarefa com meu amigo que entrou comigo como trainee, o JP. No entanto, ele entrava às 15h e saía por volta das 18h, que era o tempo de transmissão durante a tarde. Já eu tinha uma rotina de 19h às 3h30 da manhã do dia seguinte.
ECAD
é sigla para Ecritório Central de Arrecadação e Distribuição de
direitos autorais, aquele que trata de controlar onde e quantas vezes a
música de alguém tocou em algum veículo e que esse alguém receba por
i$$o. Questões sobre a credibilidade ou não dele não estão em questão
por aqui. Sei que nos programas de TV há sempre uma pessoa para relatar
as canções usadas em cada exibição. Não é diferente no Band Folia. Se
você pensa que eu tive que ficar anotando TODAS as canções tocadas e
quem a cantou, pesquisando o nome original e os compositores de cada
uma, acertou. Eu disse antes que não era uma função apreciável.
Um
elemento que facilitou meu trabalho foi já conhecer considerável
quantidade das músicas do carnaval, até porque expressiva parte delas é bastante recorrente. Quando não a identificava de
primeira, ia cantando na cabeça até chegar em um trecho mais marcante, e
pesquisava o nome dela na internet, no notebook disponiblizado para o
trabalho. O mais complicado era encontrar o(s) compositor(es). Os sites Vagalume e Letras Terra
foram meus parceiros na empreitada, apesar de muitas vezes não terem a
informação ou divulgarem nomes diferentes. A parte dos compositores me
tomou mais três semanas e, em alguns casos, cheguei a ter que ligar para
a assessoria de imprensa dos artistas para perguntar, sendo que às
vezes até os assessores tinham que perguntar para alguém. Mas tudo bem,
finalizei. A lista chegou a mais de 600 canções registradas.
Além
de tudo, o sábado de Carnaval caiu em uma data muito importante e
inesquecível: o meu aniversário. Foi mesmo inesquecível para os colegas,
pois eu fazia como a TeleSena, anunciava de hora em hora, durante toda a
semana que o antecedia. Mesmo assim, tive até direito à Parabéns e um
bolo surpresa.
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