Rir já foi mais divertido



O caso Charlie Sheen x Two and Half Men – que teve como desfecho a contratação de Ashton Kutscher – me deixou pensativa quanto a uma questão: onde estão as boas séries de humor da TV? Na minha humilde opinião, Two and Half Men foi o último reduto de inovação do nicho, abordando de modo inusitado temas dos mais corriqueiros ou de modo corriqueiro temas dos mais absurdos (paradoxo sedutor). Mas com a saída de Sheen, por maior que sejam os esforços de roteiristas e elenco (que são de alta qualidade), a série simplesmente parece “requentada”, com aquele gosto de “eu já vi isso antes” e ares de que já não é mais tão divertida assim.


Requentados também me parecem os atuais queridinhos que carregam a tag de “sitcom”. As séries que se destacaram no último Grammy foram The Big Bang Theory e Modern Family. Sem querer ofender a legião de fãs de ambas, mas The Big Bang Theory (que já teve dias melhores) atualmente parece meio que uma versão nerd de Friends (Leonard & Penny = Ross & Rachel) e Modern Family me parece uma versão atualizada de séries como Married with Children ou até mesmo Malcom in the Middle, guardadas as devidas proporções.

Longe de mim  dizer que The Big Bang Theory e Modern Family não têm seu valor – eu até gosto de ambas – mas em pensar que 15 anos atrás a líder de audiência era Seinfeld, com um formato bastante inovador e episódios quase sempre de desfecho surpreendente, me parece que o mercado não anda lá muito criativo. Não estou aqui impondo como padrão de qualidade a essas séries o supra-sumo da genialidade, mas seria mais prazeroso se ao ligar a TV as piadas fossem mais imprevisíveis e soassem menos como lugares comuns. Digo, sem nenhum drama de consciência, que adoro Friends: mas quantas versões suas ainda serão feitas até que o legado se extinga?


Infelizmente, no cenário nacional padece-se da mesma estagnação. Ano após ano a Rede Globo apresenta novos pilotos de sitcom, dos quais algum sempre vinga, mas nunca por muito tempo. A menina dos olhos continua sendo A Grande Família, que hoje já não vive seus melhores dias, mas ainda resiste bravamente após dez anos. Outra sitcom brasileira atualmente no ar é Tapas & Beijos, legalzinha, mas não passa disso. Sem querer ser saudosista, novamente recorro ao passado: TV Pirata, Sai de Baixo, Os Normais, Os Aspones. Para os fãs do gênero, esses nomes, só em citados, trazem boas recordações e até mesmo suspiros de saudades de tempos áureos (ou ao menos mais inspirados) das séries de humor nacionais.

Talvez o problema seja que já se tenha feito de tudo e por isso inovar torna-se um grande desafio nos dias de hoje ou talvez seja só uma fase que há de ser varrida pela próxima queridinha do gênero. Seja como for, o momento definitivamente não parece ser dos mais criativos para o humor, seja por aqui ou na gringa. Isso não quer dizer que a gente não possa rir com o que tem por aí, sem problemas, até recomendo. Mas, cá pra nós: rir já foi bem mais divertido. 

*Jéssica Neri é Jornalista e mestranda em 
Comunicação pela UFF (Universidade Federal Fluminense)

3 Comentarios

  1. Rapaz, realmente tem dias que tá dificil assistir a grande familia...
    Sobre big bang theory, reconheço haver um parentesco de formato com friends mas esse fato não me vêm muito a cabeça pois as sacadas que eles têm, de modo geral, são muito boas. Enquanto houver isso as pessoas darão risada e isso é o que importa.

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc
    nao sei se vc ja via a serie Macho men
    eu acho muito boa, é bem diferente do que ja vi por ai
    da uma olhada

    ResponderExcluir
  3. legal esse blog sobre noticias e tals muito bom valew mesmo pessoal agora fico ligado todos os dias nesse blog

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários